Desenvolvimento de

metodologias alternativas

As tecnologias de cultivo de células em 3D, em particular os esferoides e organoides, emergem como uma poderosa ferramenta para um real mimetismo de tecidos saudáveis e tumorais, funcionando como metodologias alternativas ao uso de animais em pesquisa. 

Em  2010, seguindo o princípio dos 3Rs (Replacement, Reduction e Refinement) de Russel e Burch, o parlamento Europeu através da Diretiva (2010/63/EU), estabeleceu o Centro Europeu para a validação de métodos alternativos (ECVAM) cujo principal objetivo é justamente o desenvolvimento de metodologias alternativas ao uso de animais no desenvolvimento de novos fármacos e cosméticos. No Brasil, o marco da regulamentação sobre a experimentação animal é representado pela Lei Arouca (11.794) em 2008 seguida pelo decreto 6.899, o qual estabelece o CONCEA (Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal). Com as Resoluções Normativas nº 17 e 18 o CONCEA reconhece diversos métodos alternativos validados pela ECVAM e recomendados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD) seguindo sempre o prazo de cinco anos após publicado para adoção dos novos métodos. Com o estímulo crescente para a criação de novos métodos relevantes capazes de substituir os animais, os esforços científicos estão centrados nos métodos alternativos in vitro de alta complexidade. 

Somos parceiros do Inmetro que pertence a Rede Nacional de Métodos Alternativos (RENAMA). Portanto, a visão da GCell3D vem ao encontro do princípio dos 3Rs e para tal investe em métodos in vitro de alta complexidade (cultivo 3D reprodutível e escalável) permitindo adequação das empresas de grande porte na produção de resultados mais relevantes e preditivos.

Nosso diferencial

A GCell cultivo 3D vem sendo construída a partir do conhecimento científico do nosso grupo de pesquisa acumulado por mais de uma década. Atualmente, a maioria das tecnologias para a produção de esferoides e formação de organoides são complexas, de difícil manipulação e pouco reprodutíveis. A nossa tecnologia é automatizada e escalável trazendo uma solução reprodutível e inovadora para a área de cultivo 3D.

Células certificadas

 

Nossas células são submetidas a um rígido controle de qualidade de autenticidade e de presença de contaminantes microbiológicos, incluindo micoplasma

Biofabricação dos esferoides

 

Nossa plataforma automatizada de semeadura da suspensão de células para a produção dos esferoides confere reprodutibilidade e escalabilidade ao nosso sistema de cultivo

Diversidade de ensaios e análises

 

Nosso sistema de cultivo permite a realização de diversos ensaios, incluindo desenvolvimento de fármacos e cosméticos. As análises podem ser realizadas a partir dos esferoides ou do sobrenadante do cultivo. O nosso ensaio para o controle de qualidade da produção possui rastreabilidade metrológica, conferindo confiança na medição.

Endereço

Av Ator José Wilker 600 bloco 2 sala 1207 

Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ

CEP: 22775-024

© 2018 por Gcell. Orgulhosamente criado por semcasca.com