painel sala.png
revolução.png

A Gcell Cultivo 3D é uma startup de biotecnologia especializada em cultivo de células em 3D. A empresa tem sede no estado do Rio de Janeiro e está incubada na Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ. A empresa ter como principal objetivo promover a (R)evolução 3D Humanizada para a área de desenvolvimento e testes de fármacos e para a medicina regenerativa. Nossa tecnologia escalável para a formação de tecido equivalentes 3D é baseada no cultivo de esferoides. 


A empresa foi idealizada pela Dra. Leandra Baptista, professora e pesquisadora premiada e com vasta experiência nas áreas de Biologia de Células-Tronco Mesenquimais, Microambiente do Tecido Adiposo e Obesidade, Engenharia de cartilagem e osso, Cultivo de células 3D e bioimpressão. A união de todo o conhecimento e experiências acumulados ao longo de sua carreira dedicada à ciência e da sua paixão para a translação de avanços recentes para a sociedade, fez com que Dra. Leandra se unisse a um time competente e multidisciplinar para fundar a Gcell.


Em 2019, ano de sua fundação, a Gcell teve dois projetos aprovados um pelo Edital FAPERJ Nº 06/2019, e outro pelo Edital FAPERJ Nº 02/2019, este último como integrante da equipe da Redenano saúde. 


Em 2020, a Gcell integrou a equipe do projeto FAPERJ: “Ação Emergencial Projetos para Combater os Efeitos da Covid-19 – Parceria Faperj/Ses – 2020”. Neste projeto, a empresa visa a biofabricação de esferoides na temática da COVID-19. No final do mesmo ano, a empresa foi contemplada em uma chamada da FINEP que visa apoiar startups e empresas de base tecnológica no desenvolvimento de soluções inovadoras para prevenção, mitigação, identificação e combate ao coronavírus e à COVID-19. Os projetos acontecem em parceria com o Inmetro e a UFRJ.


Em 2021, aprovamos a concessão de bolsas do CNPq na chamada CNPq/MCTI/SEMPI Nº 33/2020 de apoio a projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).


Internacionalização


A Gcell também foi selecionada para participar de dois importantes programas em 2020 com foco na internacionalização: o ProinterBio (Programa de Aceleração e Internacionalização de Negócios de Alto Impacto em Bioeconomia) do SEBRAE e o Programa Academia-Industry Training (AIT) 2020-2021, iniciativa da swissnex Brazil, University of St.Gallen, CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e MCTIC - Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, e tem o objetivo de conectar promissores pesquisadores-empreendedores com a indústria, além de permitir a interação entre pesquisadores internacionais

Nossa Missão

Nossa missão é o desenvolvimento de tecnologias de terapias avançadas e modelos de estudo in vitro, para o alcance de novas metodologias alternativas ao uso de animais em pesquisa e de produtos de terapia avançada em medicina regenerativa.

Nossa Visão

Nossa visão é ser empresa referência no desenvolvimento de tecnologias de cultivo 3D para o alcance de novas metodologias alternativas ao uso de animais em pesquisa e de produtos de terapia avançada em medicina regenerativa.